Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião

Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião

Artigos de opinião

Trump e a China: uma nova era de tensão global

Por Márcio Coimbra* - Como a nova administração dos EUA planeja lidar com as ambições globais de Pequim em meio a posturas linha-dura e vozes moderadas

alan.alex@painelpolitico.com
dez 05, 2024
∙ Pago
Compartilhar

As escolhas de gabinete do presidente eleito Donald Trump sugerem uma estratégia agressiva para lidar com as ambições globais da China, utilizando medidas diplomáticas, econômicas e de segurança. Dentro da administração, as visões sobre a China ainda precisarão se alinhar, já que alguns membros adotam uma postura linha-dura em relação a Pequim, enquanto outros demonstram um tom mais moderado. A seguir, são destacados os pontos essenciais das posições dos principais integrantes da equipe de Trump em relação ao país asiático.

Marco Rubio (Secretário de Estado):

Com quase 14 anos de experiência no Senado, Rubio tem a China como foco legislativo. Entre os indicados de Trump, ninguém dedicou tanto tempo à análise da competição multifacetada entre os EUA e a China. Rubio apresentou projetos de lei que abordam temas como violações de direitos humanos em Xinjiang e Hong Kong, a atuação de empresas chinesas registradas nos EUA e a corrupção entre líderes chineses.

Mike Waltz (Conselheiro de Segurança Nacional):

Waltz já descreveu a China como uma ameaça "existencial", indicando um enfoque firme no combate às estratégias militares e econômicas de Pequim. Reconhecido por sua lealdade a Trump, Waltz é visto como um defensor agressivo de medidas contra a China.

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Alan Alex
Publisher Privacy ∙ Publisher Terms
Substack
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura