Taiwan: parceira na Saúde Global e exemplo de cobertura universal no mundo pós-pandemia
Por Benito Liao*
A Saúde é um direito humano fundamental que exige cooperação internacional inclusiva. Num mundo marcado por pandemias e crises sanitárias globais, todas as vozes devem ser ouvidas, e Taiwan tem muito a oferecer neste nicho.
Desde 1995, a nação insular conta com o Sistema Nacional de Seguro de Saúde (NHI), que, atualmente, cobre o impressionante índice de 99,9% de sua população. Em rankings internacionais, como o da plataforma Numbeo, Taiwan foi classificada, consistentemente, como líder mundial em cuidados de Saúde, alcançando o primeiro lugar por sete anos consecutivos.
Este reconhecimento mundial demonstra a excelência do sistema de Saúde taiwanês, que não se limita a fornecer, tão somente, atendimento ao seu povo, mas, também, em garantir qualidade, eficiência e, na ponta, a satisfação do paciente.
Para tanto, há amplo investimento em Medicina Preventiva, em atenção primária e em inovação digital. Como exemplo, temos programas que ampliam o cuidado contínuo, como o Médico da Família, e soluções tecnológicas, tal como o aplicativo My Health Bank, além do cartão de seguro virtual, que oferece controle em tempo real ao cidadão sobre seus dados. Em Taiwan, a interoperabilidade digital segue padrões globais, com a integração de informações - o que é de fundamental importância para respostas mais rápidas a surtos epidemiológicos, inclusive.
Desde 2008, a nação insular também lança mão da Avaliação de Tecnologias em Saúde (HTA). Em 2023, essa política pública permitiu a inclusão de terapias gênicas e celulares, abrindo caminho para a Medicina de Precisão no sistema público.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.