Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião

Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião

Artigos de opinião

Supremo, Bolsonaro e o banco dos réus

Por Marcelo Aith*

Avatar de alan.alex@painelpolitico.com
alan.alex@painelpolitico.com
mar 24, 2025
∙ Pago

Começa nesta terça-feira (25) o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que poderá transformar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados em réus por suposta participação no planejamento de um golpe de Estado em 2022, ano da eleição do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A análise da admissão ou rejeição da denúncia será feita pela 1ª Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux. Caberá a eles examinar se estão presentes os elementos mínimos exigidos para o processamento da ação penal.

Os ministros deverão analisar se a denúncia preenche os requisitos do artigo 41 do Código de Processo Penal (CPP) e se não se enquadra nas hipóteses de rejeição previstas no artigo 395 do CPP.

Trata-se, em síntese, de um exame quanto às formalidades exigidas para o processamento regular de uma ação penal. O estigma que paira sobre todos os réus, independentemente do crime imputado, deve ser levado em consideração com extremo rigor nesta fase processual.

Avatar de User

Continue lendo este post gratuitamente, cortesia de Painel Político - Blog.

Ou adquirir uma assinatura paga.
© 2026 Alan Alex · Publisher Privacy ∙ Publisher Terms
Substack · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura