Se Gusttavo Lima for candidato, Lula terá dificuldades na reeleição e a direita deve crescer
Caso o cantor sertanejo Gusttavo Lima realmente mantenha sua candidatura a presidência, conforme anunciou nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá ter grandes dificuldades ao buscar sua reeleição em 2026.
Lima possui grande capilaridade política, e apesar de ter sido envolvido em recente investigação sobre as bets, isso não afeta em nada sua popularidade, principalmente junto aos eleitores da região Nordeste onde Lula sempre foi favorito.
Carismático e com histórico de vida difícil, assim como Lula, mas sem ter tido experiência em vida pública, a trajetória de ambos se cruzam nas histórias de sucesso.
Além disso, Lima teria apoio incondicional da direita que busca um nome equilibrado, dos eleitores de centro e parte da esquerda, que também busca renovação equilibrada.
Ocorre que esse tipo de candidatura costuma ser uma espécie de “balão de ensaio”, e normalmente não é levada adiante, mas serve para catapultar novos nomes e criar fatos politicos.
Certo é que Gusttavo Lima também deve sofrer forte influência do setor agropecuário, e de grandes empresários, caso decida por manter seu nome.
O anúncio de sua candidatura já está criando um grande fato e animando diversos segmentos.
A forma como isso será conduzido, além da escolha de partido e grupos de apoio, serão fundamentais para a condução do processo político.
Fato é que grande parte dos eleitores estão cansados da polarização política que tomou conta do país nos últimos anos, e a maioria quer uma reconstrução sob um nome que agregue e una o país.
Gusttavo Lima pode realmente surpreender ao abraçar essa candidatura.
Vamos aguardar os próximos movimentos.