Possível candidatura de Maurício Carvalho a governo sacode cenário eleitoral em Rondônia
Deputado sinalizou, com exclusividade à PAINEL POLÍTICO que pode entrar na disputa caso Marcos Rocha permaneça no governo; veja os impactos do anúncio
O anúncio feito pelo deputado federal Maurício Carvalho (UB-RO) na manhã desta segunda-feira, que avalia a possibilidade de concorrer ao governo de Rondônia nas eleições deste ano, sacudiu o cenário eleitoral e pode mexer no tabuleiro que, até hoje, estava praticamente definido pela polarização entre o senador Marcos Rogério (PL) e o prefeito de Cacoal, Adaílton Fúria (PSD).
Maurício, um dos mais bem avaliados parlamentares e líder da bancada federal, mantém fortes e próximas relações com os líderes do União Brasil, Antônio Rueda e do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), e já foi vice-prefeito e vereador em Porto Velho. O condicionante para sua candidatura seria a permanência de Marcos Rocha (UB) no governo, desistindo da candidatura ao Senado. O deputado avalia que caso isso ocorra, ele estaria disposto a colocar seu nome na disputa, "meu projeto é consolidar meu trabalho como deputado federal, mas caso o governador se mantenha no cargo, quero trabalhar uma aliança com PP, Republicanos e UB para disputar o governo", disse o parlamentar à PAINEL POLÍTICO na manhã desta segunda-feira, 5.
Caso se concretize uma eventual candidatura, Carvalho mexe radicalmente com o cenário, já que é conhecido por sua postura agressiva em campanhas eleitorais. Além disso, ele dividiria os votos de Marcos Rogério e ainda tem capilaridade para buscar votos de eleitores indecisos e até do centro-direita.
Uma virtual candidatura ao governo, também daria musculatura para que sua irmã, Mariana Carvalho pudesse disputar uma das duas cadeiras ao Senado. Mariana, que foi vereadora e deputada federal, está afastada da vida pública desde as eleições de 2024, quando perdeu a disputa pela prefeitura da capital, para Léo Moraes (Podemos).
Atualmente a disputa pelo governo, de acordo com sondagens realizadas em 2025, está polarizada entre o senador Marcos Rogério e Adaílton Fúria, apesar disso, o número de eleitores indecisos em Rondônia ainda é alto, em algumas sondagens superando os números dos pré-candidatos favoritos.
Sobre a possibilidade de ser vice em alguma chapa, Maurício Carvalho descartou, “não fui procurado por nenhum grupo político, e mesmo que fosse, não está em meus planos", afirmou o parlamentar.
O que você acha da entrada de Maurício Carvalho na disputa pelo governo? Deixe seu comentário e compartilhe para ampliar o debate.
Palavras-chave: Eleições 2026, Rondônia, Maurício Carvalho, Marcos Rogério, Adaílton Fúria, Painel Político
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: @painelpolitico
Instagram: @painelpolitico
Junte-se ao nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4SW5a9sBI8pNwfpk2Q
E no Telegram: https://t.me/PainelP
Hashtags: #Eleições2026 #PainelPolítico #MaurícioCarvalho #MarcosRogério #AdaíltonFúria #Análise #Cenário



