“Porto Velho é o coração pulsante da Amazônia”, diz Léo Moraes
Prefeito destaca avanços, promete eliminar burocracia e garante que não há compromisso com o erro
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, durante discurso para agricultores familiares falou do seu compromisso com os produtores rurais e com a população. Ao lado de vereadores e lideranças locais, ele mencionou que a gestão está atenta às demandas e pronta para agir. “Nosso compromisso está mantido e será multiplicado. Se errarmos em um dia, no outro sairemos melhores. Não temos compromisso com o erro”, afirmou.
Segundo o prefeito, o desenvolvimento do município passa pelo apoio direto a quem produz. Moraes lembrou que os pedidos recebidos das comunidades sempre têm caráter coletivo, como melhoria de estradas vicinais, recuperação de áreas degradadas e suporte para produção agrícola. “Vocês nunca pedem nada que não seja pelo bem de todos. Quando colocamos máquinas nas propriedades, não é só para o feijão, a banana ou o inhame. É para garantir riqueza e enaltecer nosso país”, destacou.
Amazônia pulsante
O prefeito também fez questão de ressaltar o papel estratégico de Porto Velho no cenário nacional: “Foi-se o tempo em que diziam que a Amazônia era o cantinho esquecido do Brasil. Hoje somos o centro nervoso, o coração pulsante, a última fronteira agrícola do país rumo à Ásia, que consome tudo o que produzimos aqui. Precisamos nos antecipar, organizar e desburocratizar para facilitar a vida do produtor.”
O discurso do prefeito aconteceu durante a feira Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), que comemorou o Dia Internacional da Agricultura Familiar. Com o tema “Fortalecer para Crescer: Porto Velho no Centro da Agricultura Familiar”, o evento foi realizado no espaço onde acontece a Feira do Produtor, região portuária da capital rondoniense.
O prefeito lembrou os investimentos iniciais feitos em sete meses de mandato para o setor rural. Foram mais de 130 toneladas de alimentos transportados do campo para a cidade. O programa “Calcário Já” já fez mais de 460 toneladas entregues.
Os produtores rurais recebem assistência técnica, capacitação e orientação com profissionais especializados. O projeto “Porteira Adentro” leva infraestrutura para famílias ajudando no preparo do solo, terraplanagem, construção de galpões, recuperação de estradas rurais e apoio técnico aos produtores.