O atual cenário das eleições paulistanas apresenta um total esvaziamento da política como um espaço de representação democrática e republicana. Em nenhum debate eleitoral com mais de duas horas houve sequer um enfrentamento de ideias em torno de pautas fundamentais para um dos principais centros urbanos do mundo.
A cidade, que anteriormente apresentou uma importante alternativa pendular, com prefeitos homens e mulheres, brancos, pardos e negro, com posições de esquerda, direita e centro, está presa a um conjunto diverso de acusações levianas, agressões verbais e físicas, que transformam o espaço político em um palco de barbaridades e maus exemplos.
A violenta reação do candidato do PSDB, o apresentador José Luiz Datena, ao deferir um golpe com sua cadeira contra o candidato do PRTB, o empresário Pablo Marçal, sinalizou o ápice da separação entre liberdade e fraternidade nas condições de igualdade em um debate eleitoral. Por outro lado, as constantes acusações inverossímeis de Marçal demonstram o total desapreço pelo fortalecimento da cidadania no Brasil.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.