O G20 e a política externa brasileira contemporânea: entre esperanças e realidades
Por Renata B. Ferreira*
Ao longo do presente ano, muito se discutiu sobre o significado que a presidência do G20 teria para o Brasil no ano de 2024 e para os rumos da política externa brasileira. E porque essas questões envolvem planos de ação governamentais e instâncias de cooperação internacional, muitas vezes, aos olhos do cidadão comum, esse debate parece distante de sua realidade, aparentemente suscitando pouco ou nenhum interesse. No entanto, desconsiderar esses temas é um grande engano, dado o impacto que as discussões suscitadas pelo G20 podem gerar para a humanidade como um todo.
Conhecido como Grupo dos Vinte, o G20 surgiu depois de uma sequência de crises econômicas que varreram o globo ao longo da década de 1990. Essas crises remeteram as lideranças políticas a avaliarem o passado e observarem que as respostas dadas pelos Estados após crises econômicas de efeitos globais anteriores – como a de 1929 – foram equivocadas e produziram grande sofrimento para as sociedades envolvidas, justamente por não terem sido resultado de ações coordenadas para o benefício de todos. Assim, no ano de 1999, criou-se um fórum multilateral informal entre países industrializados e emergentes, composto, a princípio, por ministros de finanças e presidentes de Bancos Centrais, com o foco nos debates sobre questões econômicas e financeiras mundiais.
Com a crise econômica mundial de 2008, no entanto, a primeira reunião de Cúpula com chefes de Estado e de Governo do G20 foi realizada e de lá para cá os encontros não deixaram mais de ocorrer e de crescer, sempre tratando de temas de estabilidade econômica global. Essa instância da governança global, embora mantenha um caráter informal, apresenta presidência rotativa anual e desempenha um papel hoje central na discussão e na colaboração para a reforma da arquitetura de governança mundial de modo a mantê-la antenada com as grandes questões econômicas internacionais.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.