Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, foi anunciada a conclusão das negociações do acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. As negociações tiveram início em 1999 e foram estendidas por 25 anos em diferentes rodadas de negociações.
Em diversos momentos, acreditou-se que o acordo nunca seria concluído dados os interesses divergentes entre os países do Mercosul e da União Europeia. Contudo, nos últimos dois anos as negociações ganharam novo vigor e foram concluídas. A partir de agora o texto será encaminhado para análise jurídica e tradução para as línguas oficiais dos países da UE e do Mercosul e será encaminhado para o processo de ratificação.
O acordo chega em um momento em que há uma tendência ao protecionismo e ao unilateralismo diante das crescentes tensões mundiais. A volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e seus discursos nacionalista-protecionista coloca em alerta os parceiros comerciais do país que certamente serão negativamente impactados pela adoção de barreiras tarifárias e não tarifárias ao comércio internacional.
Assim, a assinatura do acordo cria para os dois blocos a oportunidade de expandir o acesso a outros mercados e reduzir a dependência econômica direta dos EUA. O acordo também chega em meio a previsões pessimistas para o crescimento econômico dos países europeus, o que certamente foi um motivador para que as negociações fossem concluídas.
O acordo avança na liberalização do comércio entre dois importantes blocos comerciais enquanto a tendência global é de protecionismo e imposição de barreiras ao comércio sejam elas técnicas ou tarifárias.
O acordo mostra o compromisso e a expectativa da UE e do Mercosul com negociações no âmbito multilateral e na crença de que uma maior integração econômica entre os dois blocos trará mais possibilidades de ganhos que prejuízos e ampliará as bases para a cooperação, não apenas econômica, entre a UE e o Mercosul.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.