O fim de semana de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT) não será simples. No Planalto, ninguém falará, com alegria, “sextou!”. As pesquisas de opinião divulgadas essa semana são péssimas: no curto prazo, o governo continua em uma reprovação crescente; no médio, já pensando em 2026, a reeleição está em risco. Alto, inclusive.
Coligindo dados de maio de 2025, a Genial/Quaest traz uma desaprovação do Governo Lula de 57% e uma aprovação de 40%. Em março, a desaprovação era de 56% e a aprovação era de 41%.
No gráfico apresentado pelo instituto de pesquisa, o problema tem início entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando a aprovação começa a cair e a desaprovação a subir sem parar.
Em recortes do eleitorado, por exemplo, Lula continua mais aprovado do que desaprovado na região Nordeste, contudo, nas demais regiões – Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte – sua desaprovação é muito grande.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.