Ezequiel Neiva destaca atuação do Incra na liberação de crédito de fomento rural para Cabixi
Política pública é voltada para o desenvolvimento de assentamentos rurais e apoio a pequenos produtores.
Cerca de 90 dias após o mutirão para a realização de georreferenciamento e emissão de títulos de terras em Cabixi, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) retornou ao município, dessa vez para a liberação de crédito de fomento para o setor rural, por meio do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), o qual têm à disposição recursos que permitem a instalação em um assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas.
O crédito de fomento oferecido pelo Incra é uma política pública voltada para o desenvolvimento de assentamentos rurais e apoio a pequenos produtores. Ele faz parte das ações destinadas a promover a reforma agrária no Brasil, buscando melhorar a infraestrutura rural, aumentar a produção e garantir condições mais dignas para os beneficiários.
O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) reforçou a importância do apoio aos produtores de pequenas propriedades, como a liberação de crédito que o Incra tem realizado. “O superintendente do Incra, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, tem realizado um trabalho excepcional voltado ao desenvolvimento do setor produtivo. Equipes do Incra estão visitando os municípios para atender os produtores com o georreferenciamento, emissão de titulação de terras e com a liberação de crédito de fomento rural”, pontuou o parlamentar.
Luiz Flávio agradeceu ao deputado pelo apoio que tem dado ao Incra nos municípios. “Em Cabixi, a nossa equipe, coordenada pelo chefe de divisão de Desenvolvimento Sustentável, Claudinei Barreto da Silva, juntamente com os técnicos Rosilene Ferreira, Mozarina Gondim e William Coimbra, receberam suporte da equipe do deputado no município”, enalteceu o superintendente.
Conforme Luís Flávio, o Programa Nacional de Reforma Agrária permite que o pequeno produtor tenha acesso a linhas de crédito diversas, como: Apoio Inicial, Fomento, Fomento Jovem, Fomento Mulher, Semiárido, Florestal, Recuperação Ambiental, Cacau, Habitacional e Reforma Habitacional. Cada linha dessas dá ao público atendido pelo Incra a oportunidade de continuar no campo, estando entre os principais atores do desenvolvimento rural.
Ezequiel Neiva frisou ainda, que essas linhas de crédito são essenciais para fomentar a agricultura familiar. “É um importante incentivo para o homem do campo se estabelecer no campo, viabilizando a compra de insumos, ferramentas e equipamentos agrícolas entre outros itens essenciais na lida rural”, afirmou o deputado ao destacar que o Incra também realizou o mesmo trabalho nos municípios de Corumbiara e Chupinguaia, na segunda quinzena de agosto.
Fonte: AsCom