Após uma corrida eleitoral apertada, o partido epublicano parece, até o momento, ter sido o principal vencedor dessa disputa. Além da eleição de Donald Trump, o partido está perto de assegurar a maioria nas duas casas do Congresso americano. As pesquisas eleitorais mostravam uma disputa acirrada e um empate técnico entre os dois candidatos. O resultado final até o momento parece que não será tão apertado quanto o projetado pelas pesquisas, com Trump vencendo na maioria dos “swing states” ou estados-pêndulo.
Até o momento, as análises apontam para uma vitória de Trump entre diversos grupos populacionais como latinos e um engajamento das mulheres a favor de Kamala Harris menor que o esperado. Acreditava-se que a questão dos direitos reprodutivos seria capaz de mobilizar as mulheres para votar em massa na candidata democrata à presidência. Apesar do discurso anti-imigração e da promessa de uma grande operação de deportação de imigrantes ilegais, Trump teve uma performance acima do esperado no eleitorado latino, principalmente entre os homens.
Apesar da diferença ideológica entre os dois candidatos e das propostas muito diferentes em termos de projeto de país e de engajamento internacional, o que provavelmente explica a significativa vitória de Trump é a economia.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.