Empreendedoras ainda enfrentam desafios para ter acesso ao crédito
Por Ana Claudia Badra Cotait*
O protagonismo feminino no mundo dos negócios vem crescendo e se consolidando no país. Dados do Sebrae apontam que em 2024 as mulheres representavam 46,8% dos empreendedores iniciais, um número que voltou a crescer depois de alguns anos de retração provocada pela pandemia.
Hoje temos mais de 10 milhões de mulheres à frente de empresas no país, demonstrando competência, capacidade de liderança, criatividade, resiliência e, apesar dessa frente de empreendedoras movimentar boa parte da nossa economia, a grande maioria não tem acesso ao credito bancário, o que é fundamental para que elas possam expandir e tornar seus negócios mais competitivos.
Mesmo comprovando o sucesso dos seus empreendimentos e responsabilidade financeira, nossas empreendedoras ainda enfrentam muitas barreiras para conseguir financiamentos. Só para se ter ideia dessa dificuldade, no primeiro trimestre de 2024, elas responderam por 40% das operações de crédito concedidas, mas receberam apenas 29,4% do valor total o que correspondeu a cerca de R$ 32 bilhões dos R$ 109 bilhões liberados para o setor.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.