No dia 6 de outubro de 2024, novamente somos chamados a exercer o nosso direito de escolher os governantes que comandarão o poder municipal pelos próximos quatro anos.
Homens, mulheres e demais gêneros, com idade entre 18 e 69 anos, como reza a Constituição de 1988, são obrigados a comparecer às urnas. Já para os seres humanos na faixa etária de 16 e 17 anos e os com idade igual ou acima de 70 anos, o direito de praticar sua cidadania, por meio do voto, é facultativo.
Vai quem quer, ou deseja. Se não for, não haverá punições legais. Em 2024, como todos sabem, elegeremos os futuros prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios brasileiros.
Dentro do clima de ódio que se estabeleceu na nossa sociedade, via principalmente redes sociais, a campanha em certos lugares se desenvolve – particularmente na cidade de São Paulo, a mais importante cidade do país – entre agressões verbais, xingamentos, notícias falsas, socos e cadeiradas, dignos de um campeonato de futebol de presidiários.
Civilidade, compostura e educação seria o mínimo a se esperar de quem se coloca para governar o destino de milhares, centenas de milhares e até mesmo milhões de pessoas que lutam todos os dias para ter e dar uma vida digna para sua família.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.