A exemplo do programa Mais Médicos, que estimula a formação de médicos para atuarem em regiões onde a quantidade de profissionais da saúde por cidadão é baixa, o Ministério da Educação está para lançar um programa que visa motivar jovens que obtêm notas consideradas altas a cursarem licenciaturas, nas ciências nas quais se aponta um apagão de professores, a saber: Matemática, Química, Física e Biologia.
O formato do programa é bem objetivo e vai valer a partir do Enem 2024, cujas provas foram realizadas no final de novembro. Somente estão aptos a participar os candidatos que obtiverem 650 pontos ou mais, e optarem por cursar uma das Licenciaturas indicadas no programa.
Em outras palavras, o MEC reconheceu que os alunos que ingressam nas licenciaturas têm notas muito baixas e, para melhorar o perfil dos ingressantes nas licenciaturas, colocou a nota de corte e assim pretende selecionar alunos com melhor desempenho.
O desafio inicial será convencer os candidatos, pois quem consegue 650 pontos de média no ENEM, na disputa do Prouni pelas Cotas, só não passa nas carreiras mais concorridas como Medicina, Neurociências, e Inteligência Artificial. Esta pontuação permite passar nas vagas de Odontologia, Veterinária, Direito e todas as Engenharias.
No SISU a disputa é mais apertada para entrar nas Universidades Públicas. Mas, com 650 pontos na disputa geral o aluno entra para quase todas as Engenharias, para Arquitetura e Jornalismo, por exemplo.Porém, pelas cotas para egressos de Escolas Públicas no Sisu, com 650 pontos o candidato passa para Veterinária, Fisioterapia, Publicidade, Computação e Psicologia. Fica ainda longe da Medicina.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.