Confúcio quer dobradinha com Expedito para Governo/Senado
Proposta foi feita por Confúcio; Marcos Rogério e Hildon Chaves? Veja os bastidores de Brasília
O senador Confúcio Moura esteve reunido na semana passada com o ex-senador Expedito Júnior e apresentou uma proposta visando as eleições gerais de 2026, a de ambos saírem juntos, numa composição onde Expedito seria candidato a governo, com apoio de Moura, e o senador viria a reeleição.
A leitura é que ambos conseguem transitar entre os simpatizantes de direita e esquerda, e juntos conseguiriam atingir uma camada maior de eleitores.
Expedito agradeceu o convite, mas declinou, afirmando que vem trabalhando o nome de Adaílton Fúria, prefeito de Cacoal, como seu candidato a governo, portanto já tem compromisso firmado, e não teria como encampar o projeto.
Expedito, que ainda não definiu se será candidato em 2026, afirmou que, caso opte por uma candidatura, seria a de deputado federal pelo PSD, sua legenda.
A manobra que Confúcio tentou, lembra a estratégia adotada por Lula com Geraldo Alckmin, em 2022, de cooptar um ex-adversário político para compor uma chapa. Moura e Expedito disputaram o governo em 2014, quando foram para o segundo turno com uma pequena diferença, Moura teve 35,86% dos votos válidos, contra 35,42% de Expedito. No segundo turno, Confúcio venceu com 52,43% dos votos, enquanto Júnior obteve 46,57%.
Marcos Rogério e Hildon Chaves?
Há cerca de duas semanas, o ex-prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), em reunião com o senador Marcos Rogério (PL), propôs uma composição um tanto quanto inusitada, a de ser cabeça de chapa na disputa ao governo, tendo Rogério como vice. O senador respondeu que essa configuração depende de sondagens eleitorais, atualmente Rogério desponta como favorito ao governo, e Hildon aparece entre os últimos. O senador devolveu a proposta, questionando o ex-prefeito que se ele (Hildon) não conseguisse ‘decolar’, aceitaria ser vice de Rogério. O ex-prefeito não respondeu.
Marcos Rogério disse que tem conversado com todas as frentes, sem impor condições, e que não está fechado a propostas, desde que sejam viáveis.
O fator em comum em todas as composições e propostas é para onde vai o prefeito de Porto Velho Léo Moraes, cujo desempenho nas urnas o coloca como uma espécie de “coringa', cujo apoio é fator determinante no processo eleitoral de 2026.
Léo simpatiza com a possibilidade de apoiar uma eventual candidatura do deputado federal Fernando Máximo a Senado ou governo. Mas até que sejam ‘batidos os martelos', muita coisa pode mudar.
Palavras-chave: Expedito Júnior, Confúcio Moura, Eleições 2026, Hildon Chaves, Marcos Rogério, Léo Moraes, Fernando Máximo, Governo, Senado
Hashtags: #PainelPolitico #Eleicoes2026 #Rondônia #MarcosRogerio #ConfucioMoura #LeoMoraes #FernandoMaximo #Governo #Senado