Como a desistência de Biden e a candidatura de Kamala Harris impactam o Brasil?
Por Hugo Garbe*
A notícia de que Joe Biden desistiu de concorrer à reeleição para a presidência dos Estados Unidos, colocando sua vice, Kamala Harris, como candidata contra Donald Trump, traz uma série de implicações para o Brasil. Vamos explorar como essa mudança pode impactar nosso país tanto no campo econômico quanto no político.
Na área econômica, sob a administração Biden, vimos uma política comercial mais aberta e menos protecionista, o que favoreceu o comércio internacional. Se Kamala Harris seguir essa linha, é provável que o Brasil continue a ter boas oportunidades de exportação, com menos barreiras comerciais. Por outro lado, se Trump voltar ao poder, há um risco de retorno às políticas protecionistas, com tarifas mais altas que poderiam dificultar nossas exportações.
Em relação aos acordos comerciais, ainda não sabemos exatamente qual será a postura de Harris. Se ela continuar com a tendência de Biden de fortalecer acordos multilaterais, isso pode abrir novas portas para o Brasil no comércio internacional. No entanto, uma vitória de Trump pode trazer incertezas ao mercado global, afetando a confiança dos investidores e, consequentemente, a economia brasileira.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.