Coluna - "Covarde e falso moralista"; Cassol critica Jaime Bagattoli por voto contrário no Senado
E ainda; Confúcio e suas andanças; Jesualdo Pires 'engessado' e Hildon isolado com clã Carvalho aliado a Rocha
Engessado
O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires está ‘parado para manutenção'. Ele fez uma cirurgia no joelho e está usando bota ortopédica, mas apesar de engessado, não está parado. De olho em uma vaga na Câmara Federal em 2026, Jesualdo vem mantendo conversas por telefone com apoiadores e lideranças e promete voltar às andanças em breve, "só tirar esse gesso que volto a percorrer o Estado", declarou em conversa com PAINEL POLÍTICO nesta sexta-feira. Jesualdo tem caminhado junto com a deputada federal Sílvia Cristina, virtual candidata ao Senado.
Bagunçou
Por todo o Estado reverbera a possibilidade (quase) real de Ivo Cassol ser candidato ao governo e isso tem deixado os demais pré-candidatos em compasso de espera, para ver o texto final das alterações na Lei da Ficha Limpa e se Lula vai ou não vetar trechos da lei aprovada esta semana. O prazo é de 15 dias úteis após o recebimento pelo Planalto, caso ele não assine e nem vete dentro dos 15 dias úteis, ocorre a sanção tácita, e a lei é considerada aprovada, sendo promulgada pelo presidente do Senado. Caso ocorra algum veto, (total ou parcial), ele deve ser justificado e retorna ao Congresso Nacional, que tem 30 dias para analisar o veto e decidir se o mantém ou o derruba. Com prazos apertados devido ao calendário eleitoral, as articulações estão em stand-by.
“Covarde e falso moralista”
Assim o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol classificou o senador Jaime Bagattoli, que votou contrário as mudanças na Lei da Ficha Limpa. “Jaime Bagattoli é um falso moralista. Um covarde. Ele não tem moral para falar de mim”, afirmou Cassol. “E ó, pra quem não sabe a história do Jaime, vou dizer mais, Jaime, você só é senador da República ô Jaime, por causa de mim. Por causa do Ivo Cassol.” Bagattoli votou contra por uma ‘questão ideológica', que defendeu publicamente que a mudança na lei seria “um péssimo recado à sociedade” e “carta branca para a impunidade”. Cassol foi além, disse que o senador vilhenense ‘conhece sua história como ninguém, desde a época em que puxavam toras juntos nos anos 70'. Veja abaixo.
"Limpei o Estado"
Na mesma entrevista, Cassol afirmou que ‘tem quilos de processos, mas nenhum por roubo de dinheiro público'. O ex-governador declarou ainda ter sido responsável por ‘limpar o estado', referindo-se ao fato de ter denunciado os 24 deputados na época de seu primeiro mandato, que resultou na deflagração da Operação Dominó, uma das maiores realizadas em Rondônia até hoje.
Alguns links importantes desta sexta-feira…
Azedou
Com a aliança entre o clã Carvalho e o governador Marcos Rocha, o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves ficou isolado no processo eleitoral. Ele contava com apoio de Maurício e Mariana em sua empreita ao governo. Fontes próximas a Hildon garantem que ele vai manter a candidatura, independente de apoios de grupos políticos.
Andanças
O senador Confúcio Moura (MDB) comemorou o Dia da Amazônia mostrando algumas imagens de Rondônia em seu perfil em redes sociais. “Aqui em Rondônia, sentimos todos os dias a força dessa terra que precisa ser cuidada com responsabilidade. E o compromisso que assumo como senador é o de protegê-la e, ao mesmo tempo, garantir desenvolvimento sustentável para Rondônia e toda a região", disse o senador.
18%
Foi o impacto do tarifaço de Trump contra o Brasil nas exportações. Ou seja, não fez nem cócegas. Desde que as novas medidas do governo americano entraram em vigor, o Brasil bateu recorde na balança comercial, fechando o período com superávit de quase R$ 33 bilhões. Como se vê, o mercado americano é supervalorizado no Brasil. Quem realmente compra e investe no país são os chineses e russos.
Preso
A Polícia Federal prendeu na última quinta-feira Ricardo Fonseca, conhecido como "Paulista", autor do atentado à tiros na sede do jornal eletrônico Rondoniavivo no auge das manifestações bolsonaristas. Enquanto a PF investigava o crime de atentado, descobriu que o suspeito tinha cinco identidades falsas que usava para dar golpes no INSS, tendo desviado, segundo a PF, cerca de R$ 5 milhões em empréstimos fraudulentos e benefícios. O exemplo de ‘patriota'.
Câncer de intestino, veja como evitar
O câncer de intestino é o segundo mais comum no Brasil e o terceiro mais letal, com previsão de aumento de 20% nos casos até 2040, ultrapassando 71 mil novos diagnósticos, segundo a Fundação do Câncer. A maioria dos casos (60 a 70%) é diagnosticada em estágio avançado, o que reforça a necessidade de políticas públicas e campanhas como o Março Azul, que promovem prevenção e conscientização, conforme destaca Sergio Alonso Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Durante o 73º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, em São Paulo, entre 3 e 6 de setembro, especialistas atualizaram diretrizes de prevenção, enfatizando a importância de mudanças no estilo de vida para reduzir os riscos da doença. Os sinais de alerta incluem sangue nas fezes, alterações intestinais como diarreia crônica ou constipação, sensação de esvaziamento incompleto, cólicas abdominais, fadiga, perda de peso e anemia. Para prevenção, a coloproctologista Carmen Ruth Manzione destaca seis pilares adaptados à realidade brasileira: alimentação equilibrada, controle de peso, atividade física, evitar cigarro e álcool, hidratação adequada (até 3 litros de água no clima brasileiro) e regularidade intestinal (evacuar a cada 48 horas). A alimentação deve priorizar arroz, feijão, verduras, legumes e carnes magras, evitando ultraprocessados como embutidos. Seguir essas recomendações pode reduzir o risco de câncer de intestino em até 30%.
Palavras-chave: balança comercial, exportações brasileiras, superávit comercial, tarifa EUA, China, Mercosul, economia Brasil, Donald Trump, Lula
Hashtags: #BalancaComercial #PainelPolitico #IvoCassol #JaimeBagattoli #JesualdoPires #HildonChaves
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: @painelpolitico
Instagram: @painelpolitico
Junte-se ao nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4SW5a9sBI8pNwfpk2Q
E no Telegram: https://t.me/PainelP