Coluna - Camargo quer CPI para investigar saúde em Rondônia
E ainda, delinquentes roubam fiação de praça recém-inaugurada; apoiador de Trump é morto em evento público; homem tenta invadir Planalto
Inacreditável
Menos de 24 horas após a praça Marise Castiel ter sido entregue à população de Porto Velho, delinquentes roubaram parte da fiação elétrica instalada próximo ao ponto onde estavam as tomadas utilizadas na solenidade de inauguração. É um nível de absurdo e desfaçatez sem parâmetros. A praça é um espaço público, destinado às famílias e a toda a população. Inacreditável esse tipo de comportamento delitivo. A orientação da prefeitura é clara: qualquer ato de vandalismo ou furto deve ser denunciado imediatamente pelo telefone 190. A colaboração dos moradores é essencial para proteger e conservar os espaços públicos.
Respostas vagas
O secretário de saúde do governo de Rondônia, Jeferson Rocha, deu respostas evasivas e não convenceu os deputados estaduais que haviam feito sua convocação para falar sobre os problemas crônicos da saúde estadual. Foram abordados temas como o Heuro, que nunca saiu do papel, exames clínicos, falta de atendimento e leitos. O secretário falou, falou e não deu nenhuma solução a curto prazo. O governo Rocha ficará marcado pela total ineficiência na área de saúde do Estado.
Perdeu a paciência
O deputado Delegado Camargo (Republicanos) propôs uma CPI para investigar irregularidades na gestão da saúde em Rondônia, abrangendo a obra do Heuro, a contratação da Unops para o Hospital Regional de Guajará-Mirim, denúncias sobre contratos de máscaras na pandemia e o abandono de hospitais como João Paulo II, Hospital de Base Ary Pinheiro, Cemetrom, Cosme e Damião e o Regional de Cacoal. Auditorias do TCE-RO apontam problemas graves, como falta de medicamentos, equipamentos quebrados, filas extensas e infraestrutura precária, evidenciando o colapso da saúde pública. A CPI visa apurar responsabilidades, convocar autoridades, requisitar documentos e encaminhar irregularidades ao Ministério Público e Tribunal de Contas, buscando romper o ciclo de má gestão e garantir atendimento digno à população. A instalação depende da adesão de deputados, conforme a Constituição Estadual e o Regimento interno.
Ainda assembleia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira, 10, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), com o objetivo de proteger os direitos das mulheres e promover a igualdade de gênero no estado. A solenidade, realizada no auditório da Escola do Legislativo (Elero), reuniu parlamentares, autoridades e imprensa. Criada na 10ª Legislatura pela Resolução 424/2019, a PEM foi regulamentada por iniciativa da deputada Ieda Chaves, que assumiu como procuradora especial, ao lado das procuradoras adjuntas Rosângela Donadon, Cláudia de Jesus e Dra. Taíssa. A estrutura da PEM inclui o Centro Humanizado de Atendimento à Mulher do Estado de Rondônia (Chameron), que oferece atendimento especializado e suporte contínuo às vítimas de violência.
Metas
A PEM tem como competências fortalecer a participação política feminina, atuar como canal de denúncias, fiscalizar políticas públicas, cooperar com instituições e produzir conhecimento sobre violência e discriminação de gênero. Autoridades destacaram a importância da procuradoria no combate ao feminicídio e na promoção de campanhas educativas, enfatizando a necessidade de ações conjuntas entre setores público e privado. O presidente da Alero, Alex Redano, destacou a robusta estrutura do órgão, que conta com servidores, logística e orçamento próprios. A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso, que inclui a PEM, foca na prevenção da violência e na construção da cidadania por meio de atendimento interdisciplinar.
Penas mais duras
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou o PL 2810/25, que aumenta significativamente as penas para crimes sexuais contra vulneráveis (crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência). O projeto eleva as penas para estupro de vulnerável, corrupção de menores e divulgação de pornografia infantil, além de prever medidas protetivas mais rigorosas — como monitoramento eletrônico do agressor, dificuldade de progressão de regime e a obrigatoriedade de fornecer DNA para o banco genético. A proposta, que ainda precisa ser analisada por outras comissões e aprovada pelo plenário da Câmara e do Senado, também acelera a concessão de medidas protetivas e assegura atendimento psicológico às vítimas. Relatora na comissão, a deputada Silvia Cristina (PP-RO) defendeu a aprovação do projeto sem alterações, afirmando que “crimes contra a dignidade sexual de vulneráveis merecem repúdio”.
Alguns links importantes desta quarta-feira…
Enquanto isso
Nos Estados Unidos, o ativista de extrema-direita Charlie Kirk, aliado de Trump, foi baleado no pescoço durante um evento na Universidade de Utah Valley, na tarde desta quarta-feira, 10. Kirk, um dos mais influentes ativistas conservadores dos Estados Unidos, é cofundador e CEO da organização Turning Point USA. Aliado próximo do presidente Donald Trump e do Partido Republicano, ele acumula milhões de seguidores em redes sociais, hosts do podcast "The Charlie Kirk Show" e participa de turnês de debates, como a "Prove Me Wrong", onde discute temas polêmicos como imigração, direitos LGBTQ+ e políticas econômicas. Sua organização, com mais de 2.500 capítulos estudantis, tem sido acusada por críticos de promover discursos divisivos, mas Kirk se defende como defensor da liberdade de expressão e do conservadorismo tradicional. A polícia informou que ele faleceu no hospital. Abaixo, o vídeo do momento do atentado.
Por aqui…
Um homem de 54 anos, já conhecido da polícia por tentativas anteriores de invasão a prédios públicos, foi preso na madrugada de quarta-feira (10) após tentar invadir o Palácio do Planalto, em Brasília. Após pular a grade e ignorar advertências dos militares do GSI, ele foi atingido por dois tiros de borracha e contido. A Polícia Federal informou que o caso foi enquadrado nos crimes de resistência e desobediência, e o homem passou por atendimento médico e avaliação psiquiátrica. Horas antes, a Polícia Militar já havia sido acionada para conter o mesmo indivíduo no local, constatando que ele apresentava sinais de "possível desorientação mental".
‘Matou no peito’
Luiz Fux ‘matou no peito’ e apresentou seu ‘voto divergente’ no julgamento do núcleo 1 da trama golpista que tem entre os réus o ex-presidente Jair Bolsonaro. O voto do ministro, longo e enfadonho, contradiz toda a trajetória ‘linha dura’ do ministro indicado por Dilma Rousseff. Se dependesse unicamente de Fux, toda a trupe golpista seria absolvida e dormiria em casa esta noite. Ao final, culpou Mauro Cid por por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Garantiu seu visto para a Disney e jogou na lata do lixo da história toda sua carreira. Tá aí um ministro que não vai fazer a menor falta na Corte.
Pesquisadores brasileiros desenvolvem medicamento que pode tratar lesões espinhais
Pesquisadores brasileiros apresentaram a polilaminina, um medicamento inovador desenvolvido a partir de uma proteína extraída da placenta humana. Liderado pela bióloga Tatiana Coelho Sampaio, da UFRJ, em parceria com o laboratório Cristália, o tratamento mostrou-se uma promessa para restaurar lesões na medula espinhal. Em testes experimentais com oito pacientes, o medicamento, aplicado diretamente na coluna, resultou na recuperação total ou parcial dos movimentos, oferecendo uma alternativa considerada mais segura e previsível do que terapias com células-tronco. O mecanismo de ação da polilaminina baseia-se em reconectar os neurónios no local da lesão, restabelecendo o impulso eléctrico necessário para o movimento. Com resultados promissores também em animais, os pesquisadores aguardam agora a autorização da Anvisa para iniciar os ensaios clínicos em humanos. Esta descoberta coloca o Brasil na vanguarda da investigação médica nesta área, representando uma nova esperança para o tratamento de condições como paraplegia e tetraplegia.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: @painelpolitico
Instagram: @painelpolitico
Junte-se ao nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4SW5a9sBI8pNwfpk2Q
E no Telegram: https://t.me/PainelP
#PainelPolitico #CharlieKirk #DelegadoCamargo #STF #CPI #PortoVelho #SESAU #LeoMoraes #Alero #JairBolsonaro #LuizFux