Coluna - A ponte de Candeias, prenúncio de tragédia
Maurício Carvalho 'deixa para depois' assunto sobre comando de federação; Cassol quer ficar no PP; Marcos Rogério lidera pesquisa com maioria de indecisos
A queda anunciada
A ponte em Candeias do Jamari está capengando há pelo menos uma década. Já alguns anos que o DNIT colocou placas informando que ela estava ' sob observação', pedindo ainda que motoristas evitem frear sobre a ponte, para evitar maiores desgastes. Mesmo assim, nenhuma providência efetiva foi adotada para resolver a questão. Agora, a situação está crítica, a ponte com uma pista fechada e outra com meia pista. Evidente que iria dar ruim em algum momento.
Areal
Próximo a ponte, cerca de 300 metros de distância, existe um areal que opera jáa alguns anos. A extração de areia pode (eu disse PODE) ser um dos fatores que provocam danos estruturais na ponte. Seria o caso do corpo de engenharia fazer uma avaliação da situação. Em tempos que estamos debatendo a duplicação da rodovia, é inadmissível que o governo federal não resolva de uma vez por todas a questão da ponte.
Inconstitucional
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade declarar inconstitucional a lei de Rondônia que transformou cargos de motorista e agente de serviço geral em agentes da Polícia Civil. A Lei estadual 2.323/2010, aprovada pela Assembleia Legislativa, tentou resgatar e rebatizar cargos que já haviam sido extintos por uma lei anterior de 2002, que os havia classificado como empregos públicos em extinção. O ministro Nunes Marques, relator da ação, fundamentou a decisão apontando duas violações constitucionais principais: a invasão da competência exclusiva do governador para propor leis sobre estruturação de cargos públicos, ferindo a separação dos Poderes, e a tentativa de realizar um reenquadramento funcional sem concurso público, o que é vedado pela Constituição Federal.
Liderando
Pesquisa da Brasil Dados confirma o favoritismo do senador Marcos Rogério na corrida sucessória em 2026. A sondagem também aponta um dado curioso, 49% dos entrevistados em 20 municípios do Estado, estão indecisos sobre em quem votar. Dos que escolheram, 22% votam em Marcos Rogério e 15% em Adaílton Fúria, prefeito de Cacoal. Realizada entre os dias 3 e 6 de maio de 2025, a sondagem entrevistou 810 eleitores.
No circuito
O ex-governador e ex-senador Ivo Cassol (PP) manifestou-se nas redes sociais sobre sua situação política e os rumores de sua possível saída do Partido Progressistas, após a federalização com o União Brasil. Em sua declaração, enfatizou que "não é o Ivo Cassol que decide, mas sim o povo do Estado de Rondônia", mantendo um tom conciliador sobre seu futuro político. Filiado ao Progressistas há cerca de 20 anos, Cassol negou que já tenha decidido deixar o partido e afirmou que qualquer decisão será tomada após diálogo com a Executiva Nacional do PP, incluindo o presidente Ciro Nogueira, e com lideranças do União Brasil, partido que deve liderar a federação em Rondônia. O ex-governador busca manter sua influência política.
Alguns links importantes desta quinta-feira…
Distância
O deputado federal Maurício Carvalho tem se dedicado a cuidar das atribuições na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a qual preside, e não quer nem ouvir falar sobre comandar a federação União Brasil e Progressistas em Rondônia. Ao menos por enquanto. Maurício, que poderia ter o comando, vem preferindo manter cautela sobre o assunto, ‘deixa a poeira baixar e as coisas se acomodarem que falo sobre isso', disse o parlamentar.
163 dias
É quanto está durando a greve dos técnicos, auditores e agora delegados da Receita Federal em todo o país, resultando em prejuízos incalculáveis aos cofres, atrasando a vida de muita gente. Eles cobram perdas de 28% em decorrência da inflação acumulada, e o governo não apresentou nenhuma proposta satisfatória à categoria.
Habemus Papa
O Vaticano encerrou nesta quinta-feira a escolha do novo líder da Igreja Católica no mundo. Trata-se do pontífice norte-americano com nacionalidade peruana Robert Francis Prevost, de 69 anos, que agora é o 267º papa, e adotou o nome Leão XIV. Tal como o antecessor Francisco, ele sustenta posições antagônicas às professadas pelo governo Trump, sobretudo no combate à imigração, um dos carros-chefes da agenda do presidente americano.
Adolescentes com problemas de saúde mental passam quase 1 hora a mais por dia nas redes sociais
Um estudo realizado no Reino Unido com 3.340 adolescentes de 11 a 19 anos revelou que aqueles diagnosticados com condições de saúde mental (16% dos participantes) passam, em média, 50 minutos a mais por dia nas redes sociais em comparação com os demais. A pesquisa identificou que estes jovens apresentam menor satisfação com o número de amigos nas redes sociais e, especialmente aqueles com condições como depressão e ansiedade, tendem a se comparar mais com outras pessoas online e são mais afetados emocionalmente pelo feedback que recebem em suas postagens. O estudo, considerado robusto por sua metodologia, se destaca no contexto de um preocupante aumento nos casos de saúde mental entre adolescentes na última década. Dados do Reino Unido mostram que atualmente um em cada seis jovens de 7 a 16 anos e um em cada quatro de 17 a 19 anos apresentam uma provável condição de saúde mental, um aumento significativo em relação a 2017. No entanto, os pesquisadores ressaltam que não é possível estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre o uso de redes sociais e problemas de saúde mental, sendo necessários mais estudos para compreender essa correlação.