Coluna - 11 de setembro, uma data marcada por fatos históricos
E ainda, Rocha muda aos poucos staff do governo; Presidente da OAB de RO elogia voto bisonho de Luiz Fux; influencer americano foi abatido a 153 metros
11 de setembro
O dia 11 de setembro deste ano, completam 24 anos desde que o mundo foi abalado com os ataques às torres gêmeas em Nova York. Também foi em um 11 de setembro, de 2007, que a Rússia apresentou ao mundo o ‘pai de todas as bombas', a maior arma convencional da história, a Bomba Termobárica de Aviação de Poder Aumentado (ATBIP). E foi no 11 de setembro que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de abolição do Estado Democrático.
É motivo de comemoração?
É um triste momento na história do Brasil. Uma liderança política que tentou se manter no poder cogitando a possibilidade de acabar com a democracia brasileira. Por coincidência histórica, também foi num sombrio 11 de setembro que o general Augusto Pinochet liderou o golpe militar que derrubou Salvador Allende no Chile. A condenação judicial de Bolsonaro é o início de uma nova fase na turbulenta história política do Brasil. Gabriel Boric, atual presidente chileno declarou no X “Meu respeito à democracia brasileira, que resistiu a uma tentativa de golpe e hoje julga e condena os responsáveis. Tentaram destruí-la, e hoje ela emerge fortalecida. Democracia sempre”.
E agora?
Apesar da condenação, Jair Bolsonaro ainda deve apresentar recurso à turma, mas nenhum deles com efeito modificativo. Por se tratar de pena superior a 8 anos, o regime é fechado, e ele deverá ser transferido, após o trânsito e julgado, para uma unidade prisional. A pena só começa a valer quando o processo estiver concluído e não houver mais possibilidade de recurso.
No mesmo dia do julgamento…
O dólar fechou abaixo de R$ 5,40 e bolsa avançou para os 143,1 mil pontos. Trata-se do maior patamar da história da bolsa de valores.
Sério?
O presidente da seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Márcio Nogueira teceu diversos elogios ao bizarro voto do ministro Luiz Fux no julgamento da trama golpista. Das duas uma, ou Nogueira está de olho em um cargo político, ou não está ciente do que está sendo julgado no STF. Fux distorceu completamente o foco do julgamento, contrariou até mesmo sua própria trajetória com voto longo, cansativo e sem nenhum fundamento que sustentasse as 14 horas enfadonhas. Só à título de comparação, Fux manteve a prisão de um homem que furtou três tubos de desodorante. Na trama golpista, ele condenou Mauro Cid, o ajudante de ordens que, quando se viu abandonado pela trupe, entregou geral.
Alguns links importantes desta quinta-feira,..
‘Ninguém usou arma'
Essa é a ladainha que o deputado federal Coronel Chrisóstomo não para de repetir para defender a turba alucinada que invadiu os prédios dos três poderes, tentou explodir uma carreta carregada de combustíveis no aeroporto de Brasília em pleno dezembro, fechou rodovias, atacou e agrediu motoristas, explodiu torres de transmissão de energia e hoje em dia pede ‘anistia’ e busca um novo golpe, desta vez com ajuda do lunático laranjão Donald Trump.
Flagrante
A Polícia Rodoviária Federal, em abordagem de rotina, parou uma camionete do Ministério da Saúde, cedida para a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e durante a fiscalização, os policiais encontraram uma pistola Taurus G2C com 12 munições. Os quatro ocupantes foram detidos e encaminhados para a Central de Polícia. Ninguém admitiu ser proprietário da arma, disseram ‘desconhecer’ a origem da mesma. Os quatro permaneceram presos.
Aos poucos
Marcos Rocha vem fazendo trocas estratégicas em diversas secretarias o intuito de ‘limpar' todo pessoal ligado ao ex-secretário Chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves e ainda cumprir os acordos políticos.
153 metros
Foi a distância que o atirador acertou o influencer da extrema-direita americana Charlie Kirk. De acordo com especialistas do FBI, a munição era supersônica, ou seja, uma arma de alto poder, com o projetil voando a 800 metros por segundo. A polícia americana ainda não localizou o atirador. Kirk era extremista, racista, misógino e sionista. Uma combinação perigosa em um país onde armas são vendidas em supermercados. Ele defendia que 'todos deveriam ter armas', e que ‘algumas mortes inocentes não poderiam impedir esse direito'. Apesar de Trump ter dito que o ‘atirador era um radical de esquerda', é bom lembrar que quem atirou em Trump durante a campanha foi um Republicano ‘raiz’.
Perda de olfato: Um sinal precoce da doença de Alzheimer, revela estudo
Uma pesquisa publicada na Nature Communications indica que alterações no olfato podem ser um dos primeiros sinais da doença de Alzheimer, antes mesmo de sintomas como perda de memória. Cientistas da Universidade Luís Maximiliano, em Munique, observaram em camundongos geneticamente modificados e tecidos cerebrais humanos que a degeneração de neurônios ligados ao olfato, especialmente no locus coeruleus (responsável pela noradrenalina), ocorre nas fases iniciais da doença, antes da formação de placas β-amiloides.Os camundongos apresentaram perda de identificação de cheiros nos primeiros meses de vida, acompanhada de degeneração axonal, enquanto tecidos de pacientes com Alzheimer mostraram sinais semelhantes, como maior atividade de microglias nos bulbos olfatórios. Esses achados sugerem que testes de olfato podem, no futuro, servir como marcadores precoces para diagnosticar Alzheimer, possibilitando tratamentos antes do avanço da doença.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: @painelpolitico
Instagram: @painelpolitico
Junte-se ao nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4SW5a9sBI8pNwfpk2Q
E no Telegram: https://t.me/PainelP
#PainelPolitico #CharlieKirk #JairBolsonaro #STF #Tramagolpista #MarcosRocha #SESAI #11deSetembro #OABRO #JairBolsonaro #LuizFux