Caso Pedro André: crime pode ter sido encomendado; investigações prosseguem
Ex-vereador e fundador do jornal Folha de Rondônia foi morto a tiros em sua fazenda na região de Guayaramerin
O empresário e pecuarista Pedro André de Souza, de 60 anos, foi brutalmente assassinado na noite de sábado (28) em sua fazenda localizada na zona rural de Beni, um dos nove departamentos da Bolívia, próximo à fronteira com o Brasil. O crime chocou a comunidade empresarial e política de Rondônia, onde Souza era uma figura proeminente.
Segundo relatos do jornalista Roberto Gutierrez, amigo próximo da vítima, o assassinato foi cometido por uma dupla de pistoleiros que invadiu a propriedade. Os criminosos dispararam mais de 20 tiros contra Souza enquanto ele dormia no andar térreo de sua casa de dois andares. Uma mulher que estava com o empresário no momento do ataque conseguiu escapar ilesa, apesar de um dos tiros ter passado de raspão.
O empresário, que fundador do jornal Folha de Rondônia e tinha ligações com o agronegócio e o setor de construção, ainda teve forças para se arrastar até o banheiro após ser baleado, onde teria dito em tom agonizante que iria morrer. Os assassinos, após o ataque, cortaram todos os cabos do sistema de comunicação via satélite da fazenda antes de fugirem em uma motocicleta roubada da propriedade.
Informações preliminares sugerem que Pedro André de Souza pode ter sido alvo de uma execução planejada. O jornal Folha do Sul online apurou que o empresário havia relatado ameaças de morte relacionadas a uma indenização milionária que teria recebido recentemente. Como medida de precaução, Souza estaria utilizando um carro blindado e havia expressado intenção de deixar o país.
O assassinato de Pedro André de Souza levanta questões sobre a segurança na região fronteiriça entre Brasil e Bolívia, conhecida por ser uma rota de tráfico de drogas e contrabando. As autoridades de ambos os países estão sendo pressionadas para intensificar a cooperação em investigações transfronteiriças.
Sapatos formais de bico fino para homens, sem cadarço, antiderrapantes e respiráveis, para casamentos e negócios - 4 cores disponíveis - R$278,63
A carreira política de Souza também está sendo lembrada. Ele foi ex-vereador em Ji-Paraná, uma das principais cidades de Rondônia.
As autoridades bolivianas, em conjunto com a polícia brasileira, iniciaram uma investigação minuciosa para identificar e capturar os responsáveis pelo crime.
O caso continua em desenvolvimento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações sobre o crime entre em contato com a polícia local ou as embaixadas brasileiras na Bolívia.