A rápida evolução tecnológica tem gerado impactos significativos nas carreiras jurídicas, transformando a maneira como profissionais do direito conduzem suas atividades. Soluções inovadoras vêm transformando as rotinas, os fluxos de trabalho, a velocidade das entregas e mudando a forma da prestação de serviços no direito.
Essas tecnologias têm causado dúvidas sobre o futuro da profissão. Muitos jovens, que agora estão nos bancos das Faculdades de Direito, questionam-se sobre como será o exercício de sua profissão, o que devem conhecer e o que poderão delegar para as máquinas, e se o conteúdo que aprendem em seus cursos terá alguma utilidade prática no mercado de trabalho que os aguarda.
Se focamos nas consequências dessa transformação para a advocacia, temos que considerar dois efeitos: a expansão do mercado jurídico, para os que conseguirem dominar a complexa rede de prestação de serviços usando a tecnologia; e, de outro lado, a possível retração do mercado, pelo uso de Inteligência Artificial em substituição a algumas atividades.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.