Segundo o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros estão em risco imediato de contaminação por produtos químicos e, infelizmente, sequer sabem disso. A ocupação humana em áreas poluídas coloca em completo alerta a saúde e o bem-estar de inúmeras pessoas. Mesmo assim, essas áreas tendem a passar despercebidas durante atividades da sociedade e do poder público.
O “Panorama dos Resíduos Sólidos 2023”, elaborado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), estimou que o brasileiro tem gerado, em média, 1,04 kg de resíduos sólidos urbanos (RSU) por dia em 2022, correspondendo a cerca de 77,1 milhões de toneladas no total e a mais de 211 mil toneladas de resíduos geradas por dia no país.
Considerando esta quantidade, aproximadamente 39% do total de resíduos coletados em todas as regiões do Brasil foram despejados em locais inadequados, próximos a moradias ou a locais de trabalho. E as consequências disso são devastadoras. Além da contaminação do solo e da água afetar a produção de alimentos e prejudicar o meio ambiente de forma geral, ela também pode desencadear uma série de doenças aos humanos, desde alergias e irritações na pele até quadros mais graves, como câncer e problemas neurológicos.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.