Alpha Energy: mais uma fraude financeira que lesa milhares de brasileiros
Por Jorge Calazans*
No último dia 25 de fevereiro, a Receita Federal e a Polícia Federal realizaram uma operação especial, com foco na desarticulação de uma organização criminosa que usava a empresa Alpha Energy, com escritórios em Natal, no Rio Grande do Norte, e em Barueri, em São Paulo, como fachada para a prática de fraudes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.
Apesar da forma de atuação dos operadores do esquema ainda não estar oficialmente relacionada a uma pirâmide financeira, considerada crime no Brasil, as investigações revelaram que o objetivo era semelhante: captar recursos de investidores com a falsa promessa de rendimentos muito além dos praticados no mercado, supostamente obtidos por meio da comercialização de créditos de energia solar.
De acordo com as investigações, os operadores do esquema conseguiram movimentar mais de R$ 150 milhões, com dinheiro investido por 6.300 pessoas, de 732 cidades brasileiras. Pessoas que viram seus recursos serem transformados em imóveis, veículos de alto padrão e outros patrimônios para os investigados.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Painel Político - Onde a verdade encontra a opinião para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.