Quando o assunto é universo feminino, infelizmente a sociedade tende a romantizar as escolhas e as fases de vida de uma mulher. No Brasil, grande parte das mulheres empreende por necessidade e não por opção. Pesquisas mostram que 50% delas deixam o mercado de trabalho após terem filhos. Desse total, três em cada quatro empreendem. No entanto, a taxa de sucesso é bem menor. E isso se deve muitas vezes pela falta de planejamento.
Portanto, se você é mulher e sonha em empreender, confira algumas lições importantes para entrar na potência do empreendedorismo.
Qualificação
Esteja sempre aberta a aprender e a se adaptar. O mundo dos negócios está em constante evolução e as empreendedoras bem-sucedidas são aquelas que estão dispostas a se manterem atualizadas. Há inúmeros cursos gratuitos e pagos na internet, assim como iniciativas oferecidas pelo Senai e Sebrae. Contratar uma mentoria ou uma conselheira também pode ser uma ótima alternativa. O importante é munir-se de ferramentas ricas em informação e educação.
Inspiração e conexão
Busque inspiração em outras mulheres empreendedoras que alcançaram o sucesso. Aprenda com as histórias e os desafios, e use os aprendizados como motivação para empreender. Conecte-se com pessoas que podem agregar e contribuir para o sucesso do negócio, além de entender e valorizar a sua ideia.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Painel Político para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.